-
Arquitetos: FIGO Interiores
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Matheus Bonafé
-
Fabricantes: Atelie Verona, Bertolucci, Blanco Design Marcenaria, Casa Franceza, Cremme, Dpot, Fernando Jaeger, Ladrilar, Latão Arte, Molio Design, Portobello, SOUL oficina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, esse apartamento Garden de 140m2, recebeu intervenções significativas, visando alcançar ao máximo as expectativas, os quereres e as necessidades dos clientes.
Um casal jovem e alto astral que ama cozinhar e receber amigos em casa, buscava um lar ensolarado, alegre, com área social integrada e ao mesmo tempo um refúgio, um lugar para desacelerar a mente e conectar com o essencial.
O apartamento sofreu uma reforma completa, passando pela demolição das paredes onde antes abrigavam a cozinha e a lavanderia do apartamento e também a renovação de grande parte dos revestimentos. As modificações foram pensadas depois de um minucioso estudo sobre os moradores e traduzem com exatidão o estilo de vida dos mesmos.
A cozinha foi um dos pontos de partida para a definição de todo o layout, visto que sua dinâmica deveria funcionar em prol da socialização. Foi então que pensamos na típica cozinha dos anos 50. Com formato em L e a mesa redonda central, essa configuração confere uma boa circulação e integração durante o preparo das refeições. A cor utilizada nos armários baixos faz uma leve referencia à época em que nos inspiramos para essa criação, assim como o piso de granilite.
Além da mesa de jantar, criamos mais 2 momentos de interação. Uma janela balcão entre a península da cozinha e a área externa do Garden foi desenhada para que as pessoas pudessem estar nos dois locais (externo e interno) ao mesmo tempo. Com banquetas do lado de dentro e de fora, essa área se torna um grande momento de socializar, onde os amigos se reúnem e ficam por horas entre comes e bebes sempre que vão visitá-los no apartamento.
Outro ponto alto do projeto é a estante vazada que desenhamos entre a sala de estar e a cozinha. A mesma foi pensada com uma estrutura super leve e delicada para não gerar grandes bloqueios visuais e manter a linguagem da integração total dos ambientes. Sua estrutura em serralheria branca tem detalhes em latão polido e prateleiras em madeira com cantos chanfrados e também exerce seu papel como elemento decorativo, pois é lá onde os clientes expõem seus livros e objetos de apreço.
Em termos de conforto, a dupla sofá Cozy da DPOT e a Poltrona Mole do Sérgio Rodrigues não poderiam ser melhor par para completar a sala de estar e trazer essa sensação de aconchego.
Nas áreas íntimas, alguns pontos de cor marcam os ambientes. Optamos pelo piso de ladrilho hidráulico da Ladrilar nos banheiros e uma setorização de pintura nos dois quartos. O ponto alto da Suíte Master é a mini “selva” que criamos no recuo ao lado do box. A noite, com a iluminação pensada para esse jardim, as plantas ficam iluminadas por baixo e a sensação é de estar tomar banho na área externa, mas com toda privacidade possível.
A curadoria dos móveis e objetos, traz uma mistura de design brasileiro, como: Sergio Rodrigues, Cremme, Fernando Jaeger, DPOT, Soul Oficina, Bertolucci, Reka e Mel Kawahara.